O enraizador de plantas é um fertilizante utilizado para aumentar e estimular o crescimento das raízes das plantas. Além disso, ele é considerado um fertilizante balanceado e pode ser usado em vários momentos do seu plantio. Por exemplo, estaquia, divisão das touceiras, alporquia e no desenvolvimento das plantas.
Para te mostrar como usar o enraizador liquido o artigo abaixo traz as principais informações.
A qualidade dos cultivos agrícolas não está associada apenas ao desenvolvimento das partes robustas e aéreas das plantas. Responsável pela conexão dos vegetais com o solo, o sistema radicular é essencial para aumentar a produtividade das plantações através do suprimento de água e nutrientes.
Durante todo o ciclo de cultivo das plantações, o manejo adequado da fertilidade do solo e sua nutrição contribuem para um desenvolvimento radicular saudável.
Sendo assim, consideramos que a reposição de nutrientes com o uso de fertilizante enraizador é uma alternativa muito vantajosa para o produtor rural garantir melhorias no sistema radicular das plantas. Entre os macronutrientes mais importantes para o crescimento das raízes de plantas estão o Fósforo (P) e o Nitrogênio (N).
Quais são as vantagens do enraizador de plantas?
O enraizador, além promover o crescimento saudável das plantas, tem muitas vantagens. O fertilizante evita a perda de mudas e ainda ajuda a proteger contra as mudanças climáticas.
Também existem opções de enraizador para plantas que são de fácil aplicação e que podem ser utilizadas até por leigos.
Como e quando usar o fertilizante balanceado?
A recomendação é usar o enraizador em tratos culturais que precisem das raízes favorecidas, como transplantes, estaquia, alporquia, implantação de jardins, produção de mudas e outros.
A forma e a dosagem da aplicação variam de acordo com o método escolhido. Existem técnicas que têm um menor grau de dificuldade.
A estaquia é, sem dúvida, a mais popular entre os processos de aquisição das mudas. O sucesso se deve à facilidade e praticidade na hora da implantação.
O conteúdo do enraizador costuma ser dissolvido na água, mas a quantidade indicada para o plantio pode depender da marca do fertilizante.
Uma dica para não falhar durante o processo é separar o conteúdo já na quantidade certa e jamais guardá-lo, pois assim você evita o risco de contaminação fora da embalagem original.
Também não exagere na água ao regar a plantinha. Isso porque o excesso do líquido favorece a aparição de fungos e outros microrganismos, graças ao ambiente muito úmido.
Benefícios do Fertilizante Enraizador
O fertilizante enraizador tem como principal função estimular e aumentar a formação de raízes em diversas culturas, como milho, batata, feijão, entre outros. Sua atuação permite às plantas explorarem maior área do solo, absorvendo de forma mais eficiente todos os nutrientes necessários.
Com uma dosagem adequada para o cultivo, o fertilizante enraizador vai permitir que a planta tenha mais vigor e resistência, desenvolvendo muito melhor o seu ciclo, principalmente nos ambientes com deficiências de nutrientes e baixa disponibilidade de água devido ao estresse hídrico, por exemplo.
A aplicação do fertilizante enraizador provoca melhor distribuição espacial das raízes, o que possibilita mais nutrientes e mais água sendo absorvidos pelas plantas. Com isso, os produtores agrícolas observam melhorias bastante relevantes na produção de cultivos variados, melhorando o potencial de produtividade e qualidade das plantações.
Conheça o extrato pirolenhoso da Florence Pro Vegetal